Na última terça (1°/06), organização da 20ª edição do Cine Ceará, que ocorre entre os dias 24 de junho e 1º de julho, anunciou a lista de curtas e longas-metragens que disputarão o festival ibero-americano de cinema
Entre os longas, um único filme exclusivamente brasileiro e várias coproduções entre países. A representação ficou por conta de uma produção local, o cearense Estrada para Ythaca, vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes.
Concorrem também ao prêmio “El Ultimo Comandante” e “Memória Cubana” (único documentário selecionado), que são as outras duas coproduções brasileiras. Se o primeiro é feito em parceria com Costa Rica, o segundo teve sua realização dividida com Cuba e França.
Já nos curtas-metragens, a competição é exclusivamente nacional e a disputa ficou polarizada entre apenas dois estados. São Paulo domina a seleção com sete produções, seguido de perto por Ceará, com cinco filmes. Em 2010, os homenageados serão o moçambicano Ruy Guerra, um dos mais respeitados cineastas no Brasil, e o peruano Francisco J. Lombardi, além dos atores Patrícia Pillar e José Wilker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário